Como arrumar a mesa de jantar para receber convidados

arrumar a mesa

Receber em casa é sempre um prazer, e receber bem é fundamental. Confraternizar com amigos e familiares é uma forma de manter o contato com estas pessoas especiais. Nada melhor que convidá-los para um encontro na sua casa e mostrar como eles são importantes. Para ajudar você, hoje preparei dicas para você arrumar a mesa de jantar sem esquecer de nenhum detalhe!

Como arrumar a mesa de jantar para receber convidados

Toalha de mesa ou jogo americano?

Se você deseja um ar mais tradicional, toalhas de mesa cumprem bem essa função, enquanto jogos americanos conferem ao momento a impressão de uma refeição mais descontraída, por mais sofisticados que sejam. Além disso, o jogo americano é ótimo para mesas pequenas já que ajuda a delimitar e economizar espaço. Porém, ainda assim, arrumar a mesa de jantar com a toalha para receber convidados é o ideal.

 

Básico ou completo?

Levando em consideração de que você está planejando uma refeição um pouco menos informal do que está acostumado no dia a dia, mas que também não chega ao ponto de um banquete completo, você pode seguir o caminho do meio. Coloque à mesa, pratos, guardanapo, faca, garfo, dois copos e talheres para pão.

 

Menu com quantos pratos?

Acabamos de falar dos talheres e para definir a quantidade é preciso levar em consideração quantos pratos serão servidos. Terá alguma entrada? Uma sopa, por exemplo, precisa de colher e a regra é que o prato fundo fique sobre o prato raso na mesa e a colher ao lado da faca. Se a opção não for sopa, lembre-se que o maior garfo deve ir ao lado da faca na disposição dos talheres.

 

Não esqueça das bebidas!

São possíveis até quatro copos ou taças por convidado em um jantar formal: para água, vinho branco, vinho tinto e champagne. Ou seja, a quantidade de copos dependerá do número de bebidas disponíveis para servir. Ah! Na hora de organizá-los, a dica é seguir o tamanho deles, da esquerda apara a direita, do maior para o menor.

 

É hora da sobremesa!

Os talheres de sobremesa também pedem a sua atenção. Eles devem ficar posicionados acima do prato principal, com o cabo do garfo voltado para a esquerda e o da colher voltado para a direita.

Seguindo estas dicas, seu jantar será o maior sucesso!

 

Um beijo da Bel!

Participe - Blog da Bel